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quarta-feira

*021 CUIDADOS COM O EXTERIOR DO SEU VEÍCULO.



CUIDADOS COM O EXTERIOR DO SEU VEÍCULO.

Lave seu carro com produto especial para automóveis ou lava-auto com cera evitando os detergentes comuns de cozinha ou querosene misturado na água porque removem a cera.

Uma pintura bem encerada pode inclusive ser lavada apenas com água pura porque o pó sai facilmente.

Encere a pintura regularmente para manter o aspecto de novo e proteger contra o sol.

CUIDADOS COM A PINTURA

Existe uma grande confusão de informações quando se procura produtos para limpeza e proteção da pintura automotiva.

Os rótulos dos produtos em geral são medíocres e apenas fazem promessas e garantem ser melhor ou durar mais que os produtos concorrentes.

Poucos produtos trazem informações úteis e objetivas e passam a idéia de que o produto é bom para tudo e para todos.

Raramente as embalagens trazem informações precisas de quando o produto deve ser usado ou quando não deve ser usado.

Você sabe a diferença entre cera polidora, cera limpadora, polidor, cera, composto lustrador, cera protetora, massa para polir, cera colorida automotiva, cera liquida, polidor líquido ?

Estes produtos são todos iguais?

Qual desses produtos você escolheria agora para passar na pintura do seu carro?

Após testar muitos produtos ao longo dos anos, falar com alguns fabricantes desses produtos e pesquisar informações na internet pode-se chegar a algumas conclusões.

Dica: você pode saber a finalidade de um produto antes de comprar lendo a composição no rotulo e verificando se contem cera e/ou abrasivos.

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Tipos de Produtos

POLIDOR - O polidor é um produto pastoso ou líquido sem cera que apenas limpa e renova o acabamento da pintura removendo manchas de pintura queimada (oxidada), manchas diversas e pequenos riscos na superfície. A pintura oxidada se apresenta como manchas claras e foscas na pintura em locais expostos ao sol.

Um carro que não foi polido durante muitos anos pode apresentar uma pintura totalmente fosca e queimado e sem nenhum brilho.

O polidor pode ainda condicionar a pintura repondo óleos e outras substâncias na tinta.Ao eliminar as camadas oxidadas e foscas o produto polidor deixa a pintura com uma cor uniforme e com aspecto de novo.

O polidor normalmente é uma mistura de solventes derivados de petróleo, óleos e partículas abrasivas (ex: óxido de alumínio, silicato de alumínio, argila, carga mineral) que atuam como uma lixa muito fina removendo uma pequena camada de tinta velha e expondo a tinta nova por baixo.

Os polidores não contêm cera porque a sua finalidade é apenas limpar a superfície sem proteger.

Ao aplicar um polidor é normal que a estopa ou flanela fique da cor da tinta porque a tinta velha removida ficará retida na estopa.

O polidor pode ser adquirido em varias graduações de tamanho de grão identificado por um numero.

Os polidores com grãos maiores são mais agressivos e removem mais tinta eliminando risco maior da pintura.

Os polidores de grão fino são menos agressivos e removem pouca tinta e eliminam apenas pequenos riscos.

Existem polidores de grão extra fino também chamados de composto lustrador que são utilizados para eliminar riscos muito finos no acabamento final antes de aplicar a cera protetora.

Após usar um polidor agressivo de grão grosso é necessário polir com um polidor de grão fino e depois extrafino para eliminar os riscos do próprio polidor.

Os polidores devem ser usados somente quando realmente necessário porque a cada aplicação reduzem a espessura da tinta até aparecer a tinta de fundo e a chapa.

Antes de aplicar o polidor o carro deve estar perfeitamente limpo para evitar aranhões ao polir.

O Polidor normalmente é aplicado manualmente com pano, estopa ou algodão especial.

Para um serviço mais rápido algumas empresas usam usar uma maquina especial chamado de politriz com disco (boina) rotativa de espuma.

Não aconselhamos o uso dessa máquina para a aplicação da cera. Isso não é necessário.

Apenas o pano em movimentos circulares dá o efeito esperado de brilho e proteção.

O polidor apenas limpa bem a pintura, mas não oferece proteção contra chuva e sol.

Após passar o polidor é necessário aplicar uma boa cera para proteger a pintura.

A melhor cera disponível no mercado é a Resina Microlite, última geração das chamadas ceras líquidas.

A resina Microlite não tem cera ou silicone.

Após passar o polidor você pode lavar o veículo para eliminar o excesso do produto antes de aplicar a cera.

Você pode identificar um verdadeiro polidor olhando os ingredientes no rotulo onde deve constar algum tipo de abrasivo e nenhuma cera.

Para evitar o desgaste desnecessário da tinta recomenda-se usar um polidor somente quando realmente necessário para eliminar riscos, pintura queimada e outras imperfeições.

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MASSA PARA POLIR- A massa para polir é similar ao Polidor porém em forma de pasta e geralmente mais agressiva e com mais abrasivos.

Deve ser usado apenas em pinturas muito oxidadas ou com riscos mais profundos.

Evite o uso de massa para polir a todo custo, para não desgastar a camada de tinta.

A massa de polir pode ser adquirida em varias graduações para uma remoção mais agressiva ou mais branda da tinta.

A massa para polir não oferece proteção para a pintura e deve ser seguida de uma aplicação de cera.

A massa para polir sempre contém partículas abrasivas (ex: óxido de alumínio, silicato de alumínio, argila, carga mineral) que pode ser observado na composição no rótulo.

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CERA - A Cera para uso automotivo é um produto líquido ou pastoso que tem a única função de proteger a pintura contra o sol, a chuva, poeira, a oxidação, enquanto deixa a superfície lisa e brilhante.

A cera mais conhecida e utilizada em todo o mundo para proteção de veículos é a cera é retirada da resina de vegetais como a Resina Microlite.

A cera vegetal é muito boa e resiste bem a altas temperaturas (ex: no sol) porque derrete apenas acima de 80 graus centígrados.

As ceras automotivas normalmente são uma mistura de cera de vegetais, óleo, parafina, aditiva e solventes diversos.

As ceras limpadoras não contêm abrasivos, portanto não eliminam riscos, sujeiras ou tinta oxidada.

A cera normalmente é translúcida e não deixa resíduos depois de aplicado.

Ao contrário dos polidores, a cera normalmente é mais fácil de espalhar e aplicar, especialmente se ela for líquida.

Em pinturas muito envelhecidas é recomendado primeiro eliminar as imperfeições da pintura com um bom polidor antes de aplicar a cera.

A cera deve ser aplicada com temperaturas ambiente acima de 16 gráus centígrados e na sombra, com boa luminosidade para enxergar melhor o serviço.

A cera em pasta é espalhada e friccionada sobre a pintura com estopa, algodão ou flanela formando uma camada fina.

O excesso de cera irá formar manchas claras de cera que é dura e difícil de remover.

A cera líquida já substituiu com vantagem as ceras em pasta.

Com um aplicador manual (veja www.microlite-microlite.blogspot.com)

A pintura pode ser friccionada com flanela ou estopa limpa alguns minutos após aplicar a cera e novamente após algumas horas para realçar o brilho.

A pintura com cera irá resistir melhor a pequenos aranhões e será muito mais fácil de lavar porque evita a aderência da sujeira.

Na pintura com cera a água da chuva não se espalha e forma pequenas gotas sobre a superfície.

A aplicação de cera não prejudica a pintura e poderá ser repetido freqüentemente.

Ao aplicar cera o pano não deve ficar da cor da tinta porque a cera não deve remover tinta.

Se o pano ficar com tinta o produto é abrasivo e não é a cera protetora de que falamos.

A durabilidade da cera pode variar de acordo com o uso e a exposição ao sol e intempéries.

Mas deve tranquilamente durar de 10 a 15 dias ou até a próxima lavagem.Algumas ceras contem ingredientes adicionais como silicone, PTFE (Teflon) e polímeros acrílicos.

Os fabricantes dizem que a proteção dura mais com estes ingredientes. As modernas pesquisas demonstram que o silicone é prejudicial à pintura e produtos que tenham esse ingrediente estão sendo banidos para uso na carroceria dos veículos.

Existem produtos tipo cera liquida para aplicação rápida que utilizam apenas derivados de silicone para proteção e brilho e não contem ceras vegetais.

Essas ceras que contém silicone tem sido condenadas pelos especialistas pois danificam com o tempo as pinturas.

A resina Microlite não contém silicone e pode ser usada indefinidamente.

Nos primeiros 30 dias após uma pintura nova use apenas cera e sem silicone.

O uso de ceras com silicone pode tornar difícil a repintura do veiculo e as oficinas de pintura em geral não gostam de ceras com silicone por perto.

A cera verdadeira não pode conter partículas abrasivas que são identificados na composição no rotulo como carga inorgânica, óxido de alumínio, silicato de alumínio e outros materiais abrasivos.

Hoje no mercado existem poucos produtos que podem ser classificados como verdadeiras ceras, porque a maioria conte abrasivos para também limpar a tinta.

Recomenda-se usar cera nos cuidados freqüentes da pintura nova ou em perfeito estado, porque não causam nenhum tipo de desgaste da camada de tinta.

Atenção: Existem produtos no mercado vendidos como cera, mas que na verdade são ceras polidoras porque contém abrasivos na composição.

Verifique sempre a composição no rotulo do produto antes de comprar.

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CERA PROTETORA- É a mesma coisa que cera e apenas protege a pintura e melhora o brilho. Não contem abrasivos e é fácil de aplicar.

A resina Microlite ainda não é a mais conhecida, mas já domina o mercado dos conhecedores sendo apenas questão de tempo para ser conhecida pelo grande público usuário que já percebe as grandes vantagens do custo, da praticidade e da rapidez com que é aplicada.

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CERA POLIDORA - A cera polidora tenta reunir as vantagens do polidor com as vantagens da cera.

A cera polidora possui partículas abrasivas para eliminar pequenos riscos e pintura queimada e contem ainda cera para oferecer proteção e brilho.

A cera polidora é um produto dois-em-um que agiliza o tratamento da pintura porque permite polir e encerar numa única operação.

A grande maioria dos produtos pastosos hoje vendidos em latas no supermercado (Grand Prix, Carnu, Pérola, Proauto etc...) podem ser classificados como cera polidora apesar de muitos serem identificados simplesmente como cera.

Para uso freqüente a cera polidora é sem dúvida agressiva demais e pode diminuir a vida útil da pintura devido ao desgaste da tinta provocado pelos abrasivos a cada aplicação.

Na verdade essas ceras são tão agressivas que mancham plásticos, borrachas e até os vidros.

Hoje existem peras polidoras específicas para cada tipo de pintura onde a diferença deve estar na quantidade e tipo de abrasivos presentes conforme o tipo de pintura onde vai ser utilizado (metálica, nova, queimada, etc...).

Ainda uma vez recomendamos a Resina Microlite por não ter contra-indicações e pode ser usada em qualquer tipo de pintura.

A cera polidora para pintura oxidada pode conter mais abrasivo enquanto para pintura metálica com verniz pode conter menos abrasivos ou abrasivos mais finos.

Recomendamos usar cera polidora somente quando necessário, para eliminar riscos, pintura queimada e outras imperfeições.

Uma boa alternativa é usar cera polidora somente para limpar e remover manchas da pintura com intervalos grandes, dois em dois anos e usar uma cera pura nos cuidados freqüentes (Ex: mensalmente) para realçar o brilho e a proteção.

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CERA LIMPADORA- As ceras limpadoras contem solventes para limpar a pintura e cera para oferecer proteção e brilho porem não contem partículas abrasivas.

A cera limpadora faz uma limpeza suave e protege a pintura com cera, normalmente cera de origem vegetal.

Um exemplo deste produto é a Resina Microlite.

Você pode muitas informações nestes e atendimento ao cliente dos fabricantes nos sites www.microlitebrasil.com.br http://www.microlite-microlite.com/ http://www.informespublicitariosmicrolite.com/ ou ainda pelo e-mail falecomodono@hotmail.com

o Nextel da empresa é ID 24*52727

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CUIDADOS COM AS BORRACHAS

As borrachas dos vidros, pneus e acabamentos envelhecem com o sol, ozônio, oxigênio e produtos químicos.

A primeira providência para conservar as borrachas é estacionar o veículo na sombra sempre que possível.

Cuidado com os produtos protetores a base de silicone puro e solvente que existem no mercado (dezenas de marcas) porque a proteção será apenas parcial e o acabamento gorduroso.

Os serviços de lavagem em alguns postos de combustível e lava rápidos são deficientes e o serviço normalmente é feito pela metade usando apenas o jato de água e produtos químicos.

Cuidado com os produtos químicos usados porque normalmente mancham a pintura e até os vidros do veículo (manchas brancas permanentes no vidro dianteiro, causadas por uma lavagem mal feita com produtos baratos e com agentes agressivos).

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CONSERVAÇÃO DOS PLÁSTICOS

Os veículos modernos possuem muitas peças plásticas.

Para conservar as partes plásticas o mais importante é evitar o sol.

A resina Microlite pode ser aplicada nas partes plásticas e protege dos raios solares (PABA) protegendo o plástico e melhorando o aspecto e brilho.

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CROMADOS

Em cromados novos evite produtos abrasivos como lixa, palha de aço, polidores de metais e pastas para evitar o desgaste da camada de cromo e a perda do brilho.

Em cromados novos basta lavar com água e sabão e passar cera para dar brilho e proteção.

Cromados velhos podem ser limpos com produto polidor de metais tipo Brasso ou Kaol usando pano ou estopa.

Estes polidores contem partículas abrasivas muito finas e agentes de limpeza.

Depois passe cera automotiva com um pano ou estopa para proteção.

A Resina Microlite pode ser usada em cromados.

Pequenas marcas de ferrugem podem ser eliminadas com polidor ou com palha de aço (Ex: BomBril) seguido de polidor de metais, mas esse é um sinal de que a peça vai precisar de uma recuperação.

Após muitos anos a única solução para renovar o brilho de peças cromadas é aplicar um novo acabamento de cromo.

As empresas especializadas retiram a camada velha de cromo, fazem um polimento da peça com escovas e discos rotativas para eliminar pequenas imperfeições, e aplicam uma camada nova de cromo.

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TEXTO EXTRAÍDO DE VÁRIOS ARTIGOS E COMPILADO PELO JORNALISTA MARINHO GUZMAN.



nosso site www.microlitebrasil.com.br

sábado

A RESINA MICROLITE É PROTEÇÃO TOTAL CONTRA A MARESIA, SERENO, MANCHAS DE FLORES E PLANTAS E DEJETOS DE PÁSSAROS.



Veja o filme demonstração do sistema http://br.youtube.com/watch?v=nHGHV1RuaJA

Alguns dos maiores problemas que afetam a pintura dos veículos são a maresia e os dejetos de pássaros e morcegos e as folhas e flores das árvores que secam e mancham a pintura.

A RESINA MICROLITE não tira manchas antigas, mas quando presente, impede a sua fixação, facilitando a sua total remoção com a lavagem ou ducha.

É comum os proprietários de veículos, muitos deles novos, que precisam deixá-los dormir ao relento ou passar o dia em estacionamentos descobertos ou nas ruas.

A lataria de um carro novo recebe o tratamento de fábrica, que a protege da ação oxidante por mais ou menos cinco anos. Contudo, a chuva, a umidade, a maresia e até mesmo o acúmulo de poeira podem reduzir o tempo de resistência de um automóvel à ferrugem.

Para que isso não aconteça, o melhor é prevenir.
A RESINA MICROLITE cria uma película que impermeabiliza e cristaliza a pintura. Por não ser solúvel em água, não sai imediatamente com a chuva ou com a lavagem, e tem efeito cumulativo.

Após a aplicação da RESINA MICROLITE, faça um teste, derramando um copo com água sobre a lataria.

Você verá que a água escorre imediatamente, não deixando marcas.

Conheça a RESINA MICROLITE, nos melhores postos de serviços da região, e faça um teste por cerca de R$ 10,00.

Se o seu lava-jatos não tem a resina Microlite peça ao responsável que entre em contato conosco pelo site.

Veja no nosso site www.microlitebrasil.com.br todas as informações sobre a resina de terceira geração mais famosa do mundo.

Nosso telefone é (13) 7807-6981 e nosso e-mail

falecomodono@hotmail.com

Blogs de apoio : www.microlite-microlite.com e

www.informespublicitariosmicrolite.com

Nextel 24*52727




nosso site www.microlitebrasil.com.br

039* Lava-jatos do Carrefour tem o Sistema Microlite de Enceramento de Veículos em 1 minuto.


Os lava-jatos do Carrefour da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, na Avenida das Américas e o Carrefour da cidade de São Vicente no Estado de São Paulo foram os primeiros a disponibilizar o Sistema Microlite de Enceramento de Veículos em 1 minuto.
Na esteira desses, certamente os demais lava-jatos que integram o mix de serviços terceirizados na rede, seguirão a tendência de oferecer o serviço que é sem dúvida o mais eficaz dentre os que os serviços de proteção da pintura de veículos novos e usados a um custo de aproximadamente R$ 10,00 por aplicação.
O sucesso dos lava-jatos em shoppings e supermercados é facilmente explicado pela facilidade encontrada pelos usuários desses estabelecimentos que poupam tempo lavando seus carros enquanto fazem as compras.
A segurança também é fator importante na escolha. O fato de ser terceirizado não tira do cliente a correta impressão de que um estabelecimento que funcione dentro de uma grande rede, como o Carrefour tem uma responsabilidade maior do que os pequenos estabelecimentos de fundo de quintal que oferecem precários serviços de lavagem de veículos.
O uso do Sistema Microlite de Enceramento de Veículos em 1 minuto, com a cera líquida Microlite, já consagrado entre os usuários de lava-jatos em renomados postos de gasolina, de grandes redes distribuidoras de combustíveis vem acrescentar qualidade aos serviços no Carrefour.
Para os interessados em conhecer melhor o blog da Microlite
www.informespublicitariosmicrolite.com é mais do que uma aula, é um curso de aprendizado dos benefícios de cuidar bem da pintura dos veículos, protegendo-os com uma fina camada de resina que protege da maresia, do sereno e das manchas de dejetos de pássaros e folhas e plantas que caem sobre os carros.
Para representantes veja
www.mcirolite-microlite.com
Veja também o site da Microlite
www.microlitebrasil.com.br   
Compre os nossos produtos no site www.microlitebrasil.com.br/loja.php   ou na loja virtual com seu cartão de crédito em vezes www.microlitebrasil.net

A Microlite patrocina o corredor de Stock Car Light Fábio Carreira.

Assessoria de Imprensa Marinho Guzman MTB-SP 16.207.

017* FATURE MAIS COM LAVAGEM DE CARROS.




017* FATURE MAIS COM LAVAGEM DE CARROS.

AGREGAR RECEITA EM POSTOS DE GASOLINA, CONCESSIONÁRIAS E LAVA-JATOS, PODE SER A DIFERENÇA ENTRE O LUCRO E O PREJUÍZO.


As margens de lucro cada vez mais reduzidas e a concorrência que disponibiliza serviços diferenciados para os usuários de postos de gasolina e lava-jatos, tem sido cada vez mais a diferença entre o lucro e o prejuízo, entre o sucesso e a perda da clientela, que migra para estabelecimentos que fornecem produtos de qualidade, preços honestos e bom atendimento.

Lava jatos que oferecem enceramento com produtos sem marca e de durabilidade discutível ou mesmo que nenhum efeito produzem na proteção da pintura, plásticos e borrachas, deixam de obter uma rentabilidade de mais de 200% e de conquistar fidelização com o estabelecimento.

Ancorados na credibilidade da resina Microlite, a cera líquida de terceira geração e a mais famosa do mundo, postos de serviços e lava-jatos têm oferecido aos seus clientes a aplicação da única resina não solúvel em água que comprovadamente oferece proteção e beleza às pinturas dos veículos novos e usados.

O produto de primeira apoiado por material publicitário de qualidade e o patrocínio do piloto de stock car Fabio Carreira, presente no noticiário nacional envergando em seu carro o nome Microlite.

Disponível em kits de 100 aplicações, com todo o material para a aplicação bem como as informações muito simples de uso fazem da resina Microlite o sistema de enceramento de veículos em 1 minuto barato, rápido, rentável e de comprovação imediatamente após a aplicação que custa menos do que um café.

Veja mais informações no nosso site www.microlitebrasil.com.br e www.microlite-microlite.com

Compre os produtos Microlite na loja virtual www.microlitebrasil.net

Telefone (13)7807-6981 e-mail falecomodono@hotmail.com

NEXTEL ID 24*52727 e coloque na sua concessionária, posto de gasolina ou lava-jato.
Enviamos para todo o Brasil.

O kit completo com 100 aplicações custa R$ 200,00.



Assessoria de Imprensa Marinho Guzman DRTSP 16.207

043-Postos de gasolina com lan house

Se você está buscando uma relação de postos com lan house não é este o informativo. Para montar uma lan house no seu posto de gasolina ou qualquer outro estabelecimento comerfial envie e-mail para falecomodono@hotmail.com
Aqui são informações para montar um posto de gasolina.
Para agregar receita em postos de gasolina leia nosso informativo número

Apresentação
Nos últimos tempos os postos de combustíveis estão se tornando uma verdadeira central de apoio para os clientes, ou seja, estão deixando de lado a função de ser apenas um ponto de abastecimento. Numa versão mais moderna os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregando diversos serviços e com uma completa infra-estrutura para atender às necessidades dos clientes.

Mercado
Há algum tempo, os postos de gasolina faziam parte de um setor listado como de segurança nacional. Era a época dos governos militares e o governo definia tudo: o preço de venda, a quantidade que podia ser fornecida pela distribuidora e até o horário de funcionamento. Em compensação, a concorrência era pequena, pois ninguém podia abrir um posto onde bem entendesse. O candidato tinha que obter uma difícil concessão e a localização era pré-determinada, para evitar proximidade e concentração. Na hora de renovar o contrato com a distribuidora, tudo corria a favor do dono do posto.
De repente, tudo mudou, veio a desregulamentação e o número de postos de gasolina, nos últimos cinco anos, triplicou. Lançados à concorrência, seus proprietários viram as margens de seu negócio baixar rapidamente. Se, de um lado, se beneficiaram com a concorrência entre os fornecedores (com o aparecimento de novas empresas), os postos têm, agora, que disputar sua própria clientela e fazer contas em centavos.

Localização
É fator de extrema importância neste empreendimento. É aconselhavél que o empreendedor faça uma análise das potencialidades do local a ser escolhido, tais como: tráfego, acesso, possibilidades de crescimento do comércio das imediações etc.

Estrutura
Vai variar de acordo com a escolha do empreendedor, ou seja, se ele vai contar ou não com o financiamento da distribuidora. Em ambos os casos, ter uma área disponível é de fundamental importância.

Pessoal
O número de funcionários vai variar de acordo com a estrutura. Contudo, deve-se contar com frentistas e responsável administrativo (gerente e/ou proprietário). Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora da contratação, tais como a gentileza e a educação, visto que neste ramo de atividade tais requisitos são fundamentais.

Começando
O empreendedor pode escolher como montará seu posto, considerando as alternativas relacionadas a seguir.
- Com Financiamento da Distribuidora: para montar um posto de gasolina, os futuros empreendedores podem obter financiamento das distribuidoras, variando até 100% do investimento na construção das instalações físicas.
* Área: seja na cidade ou numa rodovia, a grande variável do empreendimento é o terreno, que pode ser próprio, alugado ou da empresa responsável pela distribuição. Caso o interessado possua a área, a distribuidora analisa todas as suas potencialidades de tráfego, acesso, localização e as possibilidades de crescimento demográfico do comércio das imediações.
* Projeto: havendo interesse, elabora-se um projeto e discutem-se os termos de um acordo de financiamento. Cada caso é um caso e tudo pode ser negociado nessa fase.
* Volume de Vendas. As distribuidoras não investem na abertura de um posto de serviço se acharem que o local escolhido pelo parceiro não tem potencial adequado para o desenvolvimento do negócio.

Portanto, o volume de vendas estimado é fator preponderante na hora da negociação.
* Financiamento: pode ser em forma de comodato, de locação ou sublocação, de acordo com a negociação realizada e do interesse da distribuidora.
* Sem financiamento da Distribuidora: é possível montar um posto de gasolina sem parceria com distribuidoras. É o caso dos postos de bandeira branca (normalmente pintados de branco e sem emblemas). É importante destacar que, neste caso, a estrutura vai variar de acordo com a localização do posto, ou seja, se na área urbana ou rodoviária.

Área/Estrutura.
Em zona urbana a área deve ter entre 900 a 1000 m². Um posto rodoviário deve contar com uma área em torno de 7.000 m², já que deverá contar com grandes coberturas, estacionamento amplo para caminhoneiros, banheiros confortáveis com chuveiros, churrascaria, lanchonete e até hotel.

Investimento
Em áreas urbanas o investimento gira em torno de US$ 200 mil. Já um posto rodoviário não deve sair por menos de US$ 500 mil. os equipamentos básicos em ambos os casos são: bombas e filtros de combustível, tanques para armazenamento, densímetro, compressor de ar, mangueiras, máquina de troca de óleo, calibrador de pneus, armários, produtos para lavagem dos carros e móveis de escritório, dentre outros.

Crédito de pagamento de combustível
Para garantir o prazo crédito de pagamento do combustível, que varia de dois dias (tempo permitido por lei) a sete dias no mínimo, o proprietário do posto assina com a companhia distribuidora uma carta de fiança. O descumprimento dnesse prazo faz com que o dono do posto tenha que pagar à vista os fornecimentos posteriores.

Escolhendo a distribuidora
É aconselhável, antes de optar por qual distribuidora representar, realizar uma pesquisa sobre as vantagens oferecidas por cada uma delas.

Agregando novos negócios
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, possuir um diferencial é de extrema importância para a sobrevivência neste tipo de empreendimento.
A lista de negócios que podem ser agregados ao comércio de combustível é tão extensa quanto a criatividade do empreendedor: lojas de conveniência, locadoras de vídeo, banca de jornais e revistas, floriculturas, máquinas automáticas para venda de refrigerantes e sorvetes, quiosques para vender água-de-coco, minimercado de produtos para veículos, equipamento automático de lavagem para carro, troca de óleo, lubrificação, chaveiro, máquinas para calibrar pneus com hidrogênio, restaurantes, lanchonetes, hotéis, venda de gelo, carvão etc. Outra alternativa é criar facilidades, como a venda por cartões de crédito, prozo maior no pagamento dos serviços e o aumento da oferta de lubrificantes.

Outras possibilidades
- Cartela de pontuação. O cliente ganha um prêmio ao atingir determinada pontuação. É considerada uma das melhores estratégias, pois faz com que os consumidores retornem várias vezes ao posto, até completarem o número de pontos necessários;
- Combustível. Incentivar a venda de combustível oferecendo uma quantidade de litros para cada tanque abastecido é outra alternativa;
- Brindes. Oferecer brindes para cada venda acima de um valor pré-fixado;
- Datas festivas. O dono de posto pode ainda aproveitar para fazer promoções temáticas em datas como Dia das Crianças e Natal.

Legislação específica
Torna-se necessário tomar algumas providências para a abertura do empreendimento, tais como:
- registro na Junta Comercial;
- registro na Secretária da Fazenda;
- registro na Prefeitura do Município;
- registro no INSS;
- registro no Sindicato Patronal;
- alvará de Licença - Corpo de Bombeiros;
- filiar-se a um distribuidor (facultativo).

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização) e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11.09.1990). Cabe ao INMETRO a fiscalização do setor.
O empreendedor deve cumprir, além das normas já mencionadas, algumas leis e normas que regem esta atividade, tais como:
- Lei nº 9.478/97, mais conhecida como "Lei do Petróleo", incentiva o desenvolvimento tecnológico da indústria do petróleo, de forma explícita e imperativa.
- Lei nº 3.491/00 que dá nova redação ao parágrafo único do art. 2o do Decreto no 2.705, de 3 de agosto de 1998, definindo critérios para cálculo e cobrança das participações governamentais de que trata a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, aplicáveis às atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo), é o orgão regulador desta atividade, sendo assim também responsável pela legislação desta, tendo destaque algumas portarias reguladoras desta atividade. Para maiores informações assessar o site da ANP, que esta em anexo, ou pelo telefone 0800 900267 (atendimento ao consumidor).

Entidades
ANP - Agência Nacional do Petróleo
Rua Senador Dantas, 105 - 8° ao 13° andar - Rio de Janeiro - (RJ)
20031-201
Tel. (21) 3804 0000

IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás
Av. Almirante Barroso, 52 - 26º Andar - Centro - Rio de Janeiro - (RJ)
20031-000
Tel. (21) 2532 1610

ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo
Av. Graça Aranha, 1 - 5º andar - Centro - Rio de Janeiro – (RJ)
20030-002
Tel. (55-21) 2563 4615

Endereços na Internet:

ONIP (Organização Nacional das Indústrias do Petróleo)

Revista Posto de Observação

Agência Nacional do Petróleo

Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás


POLIMENTO OU ENCERAMENTO NO CARRO?



POLIMENTO OU ENCERAMENTO DO CARRO?

Publicado originalmente em
www.artigonal.com
por Marinho Guzman



Quando um carro sai de fábrica, sua chapa é protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícron de espessura.

Esta camada é normalmente dividida em cerca de 20 mícron para o "primmer" que é a base da tinta e que permite a adesão da tinta à chapa de aço, e cerca de 40 mícron para a tinta propriamente dita. No caso de tintas metálicas e perolizadas existe ainda uma última camada de verniz incolor. Esta fina camada de menos de 1 décimo de milímetro dá ao carro a aparência brilhante que esperamos ver, e ainda protege o aço contra a corrosão.

A tinta brilha, pois é, lisa e sem irregularidades.

DESGASTE:

Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava rápidos, detergentes, etc. O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades, comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.

POLIMENTO:

O que normalmente se faz para devolver o brilho à pintura do carro, é

através do uso de polidores, remover uma pequena camada de tinta, de modo a devolver à pintura a aparência lisa.

O grande problema desta operação, é que os polidores são abrasivos, isto é, são substâncias muito duras, geralmente óxidos metálicos, capazes de arrancar, por atrito, partículas da tinta.

Este processo de abrasão pode ser intensificado ainda mais pelo uso de máquinas politrizes.

Ao final do processo de polimento uma pequena camada de tinta foi removida, devolvendo à camada externa a aparência original e brilhante. Fica claro que este é um processo limitado e que somente deve ser usado nos casos mais graves.

CERA ALTERNATIVA MAIS COMUM:

Uma outra alternativa muito usual é o uso de ceras para a cobertura da camada pintada. Existem no mercado ceras aditivadas com polímeros sintéticos que aumentam de forma considerável a vida útil da pintura.

A finalidade da cera é preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova.

Ao contrário do polimento, a cera não remove a tinta por abrasão, por produzir um filme sobre a tinta, protege-a dos ataques.

Além disso, existem no mercado os chamados cristalizadores. Enquanto o termo cristalização é usado de forma absolutamente aleatória no mercado, significando desde um mero polimento até a aplicação de agentes "cristalizadores", a cristalização propriamente dita é a aplicação de compostos, tipo teflon e/ou silicone que apenas protegem a pintura e outros que reagem com a pintura, geralmente a base de flúor, e que formam um filme duro sobre a camada pintada.

Não é recomendado o uso deste último, pois esta camada dura pode trincar dando a aparência de pele de crocodilo à pintura, sendo a sua remoção bastante difícil.

O ideal é encerar o carro assim que retirá-lo da revenda, garantindo desta forma a proteção da pintura original, e novamente encerá-lo cada vez que ao jogarmos água sobre a pintura não pudermos observar as "bolinhas" de água características da cera.

Uma pintura permanentemente mantida, protegida com cera dificilmente exigirá polimento. Caso o seu carro já tenha perdido o brilho, deve-se providenciar um polimento com o abrasivo - massa de polir, mais fina possível, providenciando uma boa encerada após o polimento.

A partir deste ponto fazer como na pintura nova, mantendo o enceramento regular para evitar a necessidade de novo polimento.

QUAL CERA USAR?

A resina Microlite é a última geração dos produtos não abrasivos comumente denominadas ceras, que não tiram nenhuma camada de tinta do carro.

A resina Microlite não é solúvel em água, deixando uma película flexível sobre a pintura, protegendo-a dos raios ultra-violeta,dos dejetos de pássaros, da maresia e do sereno e das marcas de flores que caem sobre o carro. Por não ser solúvel em água, esse enceramento não sai com a chuva ou a lavagem, durando muito mais do que qualquer outra cera disponível no mercado.

Publicado originalmente em
www.artigonal.com
www.artigonal.com/carros-artigos/polimento-ou-enceramento-do-carro-580663.html